Furtos na na rede elétrica encarecem as contas de luz em 5%

As ligações clandestinas e fraudes em medidores de energia, os famigerados “gatos”, estão presentes em diferentes lugares das cidades mineiras, provocando prejuízos para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e, principalmente, para os consumidores. Somente nos primeiros seis meses deste ano, 29,5% dos 115 mil medidores de energia verificados tinham irregularidades. E elas pesam no bolso de quem paga as tarifas corretamente. A cada R$ 100 gastos na conta, R$ 5 representam custos dos “gatos”. Para coibir essa prática criminosa, uma operação foi realizada no Centro de BH no dia 22/07.

Os furtos de energia vêm sendo feitos de maneiras inusitadas. Alguns, puxam a energia diretamente da rede da Cemig, outros fazem uma intervenção no medidor para o aparelho registrar valores menores. “A questão das ligações irregulares tem aumentado ao longo do tempo, mas a Cemig vem intensificando as inspeções e verificações para neutralizar e minimizar as fraudes. Elas causam um prejuízo para a empresa e a sociedade. A estimativa é de que a conta poderia ficar 5% mais baixa, caso não houvesse esse tipo de ligação irregular”, explicou Armando Fernandes Rocha, engenheiro de controle de perdas comerciais da Cemig.

Irregularidades voltaram a aparecer em vistoria e fiscalização feitas pela Cemig no Hipercentro de Belo Horizonte com foco em cerca de 200 medidores, entre estabelecimentos comerciais e residenciais da região. Além do pagamento do que foi furtado com base em uma média de até 36 meses a ser considerada no período em que o consumo era regular, o “gato” pode levar a outras penas. Ele é considerado crime, de furto, punível pelo artigo 155 do Código Penal. A pena varia de um a oito anos de reclusão, de acordo com as características do crime, além de multa.

RISCO DE MORTE

O problema vai ainda além do crime e das perdas financeiras para a companhia e para a população. As ligações clandestinas podem levar risco aos próprios infratores e a terceiros. Há registros de pessoas que perderam a vida ou sofreram queimaduras graves ao tentar fazer “gatos”. “Qualquer intervenção no sistema elétrico da Cemig é um risco muito grande.  A pessoa inabilitada que atua nos padrões de energia ou na rede pode vir a ser mutilada, sofrer queimaduras e até morrer. Já temos casos registrados de óbitos de pessoas que tentavam fazer ligação clandestina”, comentou o engenheiro.

SOLUÇÃO

Não corra riscos, e instale um sistema fotovoltaico. Você terá economia de até 95% na sua fatura de energia, recuperará o valor investido em aproximadamente 4,5 anos e ainda usará uma energia limpa e renovável, contribuindo para a preservação dos nossos recursos naturais.


Fonte: Adaptado de EM

Compartilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados