A Tesla está levando energia solar para Samoa. Na quarta-feira, o CEO Elon Musk compartilhou um vídeo detalhando o progresso da empresa em trazer energia limpa para o país. Samoa é o primeiro país do Pacífico a levar adiante um projeto deste tipo, que combina fontes renováveis ,como a solar, com um sistema de armazenamento de bateria para fornecer uma fonte constante de energia.
🔋 @Tesla Powerpacks aid Samoa’s transition to 100% renewable energy.https://t.co/8JrmbUuFKH pic.twitter.com/woLcfuyBh3
— Daniel Peter (@danieljpeter) 25 de julho de 2018
O sistema é um avanço para a Tesla, que instalou sistemas similares na ilha americana de Ta’ū, em Samoa, e no estado da Austrália do Sul . O projeto de 8,8 milhões de dólares de Samoa consiste em 10.000 baterias totalizando oito megawatts-hora na usina de Fiaga, além de mais 3.400 baterias em dois conjunto de dois megawatts-hora no Aeroporto Internacional de Faleolo. O primeiro-ministro Tuilaepa Sa’ilele Malielegaoi disse ao Samoan Observer esta semana que “sem os novos sistemas de armazenamento de energia em baterias e o controlador de rede, o sistema não conseguiria operar eficientemente com uma porcentagem tão alta de 55% de penetração solar em Samoa”.
“Os dois principais objetivos deste projeto são a estabilidade da rede elétrica, devido a grande potência de 13 megawatts de módulos fotovoltaicos agora conectados à rede, e a capacidade de operar a rede elétrica de forma eficaz e eficiente para obter o menor custo, reduzindo a número de geradores a diesel para operar a qualquer momento”, disse Malielegaoi. “Mesmo com as baterias sendo executadas em regime de testes, a qualidade (voltagem e frequência) do fornecimento de eletricidade tem sido muito estável e não está flutuando como antes.”
É uma história que foi repetida com outros projetos da Tesla. A gigante bateria de íons de lítio de 100 megawatts da empresa na Austrália do Sul bombeou energia a plena capacidade quando um corte de energia atingiu a usina Loy Yant em Victoria, apenas 140 milissegundos após a falta. O ministro de Energia do Estado da Austrália do Sul, Tom Koutsantonis, disse que as operadoras nacionais ficaram “chocadas com a rapidez e eficiência com que a bateria conseguiu entregar esse tipo de energia ao mercado”.
Samoa consumiu 48% de sua energia vinda de fontes renováveis entre julho de 2017 e junho de 2018, e os outros 52% vieram do diesel. O objetivo é mudar para 100% de energia renovável até 2025.
Com a Tesla fornecendo uma fonte estável de energia, ela pode atingir seu objetivo.
Fonte: Inverse