Nosso cliente, Autopatos Caminhões e Ônibus, acabou de receber sua primeira conta de energia após a instalação da usina fotovoltaica de 42,21 kWp.
Após a instalação da usina feita pela GALT Energia e homologação pela CEMIG, a GALT Energia analisa a seguir a primeira conta de energia recebida pela Autopatos Caminhões e Ônibus. Para que a análise seja completa, não basta apenas as informações obtidas na conta de energia. E fundamental conectar essa informação com o resultado da geração obtido no monitoramento.
Conhecer e colocar a informação obtida no monitoramento é fundamental, pois este é um sistema de apenas uma equação e, para ser resolvido, só pode ter uma incógnita. Essa incógnita é o consumo total de energia da carga.
Portanto, precisamos obter a informação da energia que foi gerada pela usina. Na GALT Energia, todas as usinas têm um sistema de monitoramento. O gráfico abaixo mostra a energia gerada em função do tempo, da mesma forma que o medidor de energia da distribuidora:
De posse dessas informações, compilamos a planilha abaixo, em que os campos auto-consumo e consumo total foram calculados.
Concluímos que, em 38 dias de faturamento, a energia gerada pela usina foi de 5.932 kWh (energia injetada + auto-consumo). Calculamos a proporção para 30 dias e temos: 4.683 kWh. Com o custo do kWh igual 0,9648 centavos, calculamos uma economia de 4.518 reais, pois essa energia e os créditos foram utilizados na totalidade para esse instalação.