Se você já foi ao Rio e viu esta simpática árvore no Rock In Rio 2017 ou no Museu do Amanhã, saiba que o nome dela é OPTree e é produzida em Belo Horizonte. A OPTree gera energia usando um filme fotovoltaico aplicado nas folhas da árvore e é capaz de recarregar a bateria de 10 aparelhos de celular por vez. Este filme fotovoltaico é fabricado pela SUNEW, que é líder mundial na fabricação destes filmes fotovoltaicos orgânicos, também conhecidos como OPV (Organic Photovoltaics).
Os OPV fazem parte da terceira geração de células capazes de gerar energia pela luz do Sol. Essa tecnologia utiliza uma tinta polimérica aplicada a um substrato de plástico maleável, o que garante uma maior leveza, flexibilidade e transparência.
O filme de 1 mm de espessura pode ser utilizado em fachadas de edificações, sem alterar significativamente o aproveitamento da luz natural, e traz mais conforto térmico com a absorção de radiação UV e Infravermelho. A possibilidade de gerar energia com a placa em inclinações diferentes e em ambientes de pouca luz solar é um diferencial tecnológico em relação aos painéis de silício, que dependem da inclinação correta das placas e de luminosidade abundante para um perfeito funcionamento.
Nós estivemos lá para conhecer um pouco mais a respeito desta tecnologia, que é uma solução para edifícios que não possuem espaço para a instalação de painéis de silício, mas têm uma ampla fachada de vidro que poderia gerar energia como, por exemplo, o prédio da TOTVS em São Paulo. E a GALT Energia já está pronta para dimensionar e instalar essa solução energética inovadora e limpa.